Na grande maioria dos projetos em que trabalhamos, temos a necessidade em utilizar funcionalidades de bibliotecas (API’s) já pensadas e implementadas por terceiros ou você mesmo. O grande inconveniente é procurar estas bibliotecas (.jar), fazer o download, importar para nosso projeto e então utiliza-las. E mais, imagine a seguinte situação: Você esta trabalhando em um grande projeto com vários outros programadores, então decide utilizar uma determinada API, “Apache commons-lang”, por exemplo. Quando um segundo programador for dar manutenção na parte do projeto em que você utilizou a API, erros vão ocorrer, pois este segundo profissional não tem a biblioteca em seu computador no mesmo diretório em que você importou para o projeto. Ai começa o inconveniente, este indivíduo para o trabalho dele, o seu e o de quem mais for para pedir a biblioteca utilizada, e então importar novamente para o projeto. Para ai sim iniciar a manutenção. E isso vai acontecer para todos os outros integrantes da equipe, um efeito em cascata. É neste ponto que entra o gerenciador de dependências apache Ivy. Você configura quais as dependências que o projeto vai ter, e ele baixa as bibliotecas automaticamente para o projeto. Quando um terceiro programador fazer o check-in do projeto, o Ivy novamente vai baixar as bibliotecas (sozinho) para a máquina localmente. Desta maneira ninguém é incomodado e a produção continua sem interrupções inúteis.

ivylogoEste post apresenta um breve resumo sobre a ferramenta de gerenciamento de dependências Apche Ivy e como instalar o plug-in de IvyDE no Eclipse.

Ivy é um ferramenta para gerenciamento de dependências em projetos. Suas principais características são:

  • Resolve as dependências
  • Monitora as dependências
  • Apresenta relatórios
  • Flexibilidade nas configurações

Ivy não esta vinculado a qualquer metodologia ou estrutura, isso o faz dela uma ferramenta totalmente imparcial. Fornece flexibilidade e a capacidade de realizar configurações de modo adaptável para a gestão de dependência em seus projetos. Possui integração com o Apache Ant e funciona muito bem quando usados em conjunto.  Ivy é open source e liberado sob a licença Apache License.

Também possui um recurso muito interessante que é a gestão de dependências transitiva, é um recurso que permite que você obtenha as dependências de suas dependências. Ivy encontra as dependências de seu projeto em repositórios previamente configurados, mas pode ser personalizado se necessário. Você pode também ter seu próprio repositório de bibliotecas.

Pois bem, para instalar o plug-in de Ivy na IDE Eclipse é muito simples. Com o Eclipse aberto siga os passos abaixo.

  1. Acesse o menu “Help”, após “Install New Software…”. Uma janela será aberta.
  2. Em “Work With” coloque a URL:  “http://www.apache.org/dist/ant/ivyde/updatesite”, pressione a tecla ENTER.  As opções para instalação serão carregadas e apresentadas na tabela logo abaixo.
  3. Selecione “Apache Ivy”, “Apache IvyDE” e “Apache IvyDE resolver visualizer”. Figura 1.

    Figura 1

    Figura 1

  4. Clique em “Next >”, “Next >” novamente.
  5. Marque a opção “I accept the terms of the license agreements”. Figura 2.

    Figura 2

    Figura 2

  6. Por fim, clique “Finish” e aguarde a instalação.
  7. Caso a mensagem. Figura 3, for apresentada, clique em “OK”.
    Figura 3

    Figura 3

    Após a instalação ser concluída, será sugerido que reinicie o Eclipse, clique em “Yes” para aceitar.

    Para aprender como configurar as dependências e fazer com que o Ivy resolva-as, acesse o post Resolvendo dependências com IvyDE.
    Por enquanto é isso, até o próximo post.

2 comentários para “Gerenciador de dependências Apache Ivy

  1. That is really fascinating, You’re an excessively professional blogger. I have joined your rss feed and sit up for seeking extra of your fantastic post. Additionally, I have shared your site in my social networks!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados *

Post Navigation